Python é uma linguagem de programação de alto nível, multiparadigma(imperativa, orientada a objetos, funcional). Foi lançada por Guido van Rossum em 1991. A linguagem foi projetada para enfatizar a importância do esforço do programador sobre o esforço computacional. Prioriza a legibilidade do código sobre a velocidade, por isso a identação faz parte do código, tornando até um erro de compilação caso não utilizada. Combina uma sintaxe clara com grandes recursos de sua biblioteca padrão e por módulos e frameworks desenvolvidos por outros.
Caso você encontrar algo que o Python não pode fazer, ou se você precisar a vantagem de desempenho de código de baixo nível, você pode escrever módulos de extensão em C ou C + +. É assim como java altamente portável.
Influenciada por: ABC, C, Haskell, Icon, Lisp, Modula-3,Perl, Smalltalk, Tcl.
Influenciou: Boo, D, Fantom, Groovy, Nimrod, Py, Ruby, Cobra.
Python é muitas vezes comparada ao Tcl, Perl, Ruby, Scheme ou Java. Faremos uma comparação nos próximos posts.
Uzada no sítio do YouTube, BitTorrent, Google, Yahoo! e NASA. O sistema de gerenciamento de reservas da Air Canada também usa Python em algumas funcionalidades. A linguagem também tem bastante uso na indústria da segurança da informação.
Python está em crescimento e é um investimento bacana se o programar acostumado a desenvolver sistemas com linguagens orientada a objetos se dedicar a aprender essa nova linguagem. E também é tão fácil de aprender que existe até um site onde te ensina em 10 minutos (Learn Python in 10 minutes). Vale a pena apostar nisso!
Referências:
http://www.python.org/
http://www.korokithakis.net/tutorials/python?
Nenhum comentário:
Postar um comentário