Não existe coisa pior como uma "má memória", e todos podem melhorar a sua memória, contanto que você não esteja sofrendo de perda ...

Como melhorar a memória

Nenhum comentário:
 
Não existe coisa pior como uma "má memória", e todos podem melhorar a sua memória, contanto que você não esteja sofrendo de perda de memória como uma condição médica. Se você quer melhorar a sua memória, há uma série de coisas que você pode fazer, desde melhorar na alimentação até usar uma variedade de dispositivos mnemônicos. Se você é otimista e dedicado, você vai ser capaz de melhorar a sua memórias.



Utilizar dispositivos mnemônicos

Use associação para lembrar de fatos. Para usar associação de forma eficaz, você pode criar uma imagem em sua mente para ajudá-lo a lembrar de uma palavra ou uma imagem. Ao criar uma imagem, seu cérebro pode se fixar em uma peça única, fácil de identificar informações. Quando você lembrar do símbolo, você também pode recordar a maior cadeia de informação que lhe é atribuído. Por exemplo, colocar as chaves do carro em sua bolsa, imaginar sua bolsa de repente crescente rodas e acelerando. Uma vez que a imagem é estranha, você está mais propenso a lembrar mais tarde e também irá ajudá-lo a lembrar que as chaves do carro estão dentro dela. O mais original ou incomum a imagem é, mais fácil será para o seu cérebro para se lembrar dela.

Use associação para lembrar de números. Vamos dizer que você continua esquecendo o número de sua carteira de estudante cada vez que você precisar usá-la novamente. Basta quebrar o número em pedaços menores e criar imagens associadas a esses pedaços. Vamos dizer que o número é 12-7575-23. Encontre uma maneira de tornar estes números significativos. Vamos dizer "12" passa a ser o seu número de sua casa, "75" passa a ser a idade da sua avó, e o número "23" é o número da camisa de Michael Jordan.

Listas aleatórias de coisas (uma lista de compras, por exemplo) pode ser especialmente difícil de lembrar. Para torná-lo mais fácil, tente categorizar as coisas individuais da lista. Por exemplo, listar todos os frutos juntos, os produtos lácteos juntos, e os produtos de pão juntos.

Use rimas. Usando uma variedade de rimas comuns e tolas pode ajudá-lo a recordar informações básicas. Por exemplo, uma criança pode aprender o alfabeto cantando.

Use siglas. Acrônimos é outra ferramenta maravilhosa para lembrar uma variedade de coisas, desde os nomes dos planetas até as palavras usadas como conjunções. Você pode usar um acrônimo popular, ou criar um para si mesmo.

Use acrósticos. Acrósticos são semelhantes às siglas, exceto que, em vez de apenas lembrar a sigla, você pode se lembrar uma nova frase feita onde as primeiras letras de um conjunto de palavras é o que tem que memorizar.

Usando abordagens conscientes 

Pare de pensar que você tem uma "má memória". Convença-se que você tem uma boa memória e que vai melhorar. Várias pessoas ficam presas de que sua memória é ruim, que eles não são apenas bons com nomes, números. Apagar esses pensamentos e comprometa-se a melhorar sua memória. Comemore até mesmo pequenas conquistas para se manter motivado.

Exercite seu cérebro. Regularmente "exercitar" o cérebro mantém crescendo e estimula o desenvolvimento de novas conexões nervosas que podem ajudar a melhorar a memória. Com o desenvolvimento de novas habilidades mentais - aqueles especialmente complexos, como aprender uma nova língua ou aprender a tocar um novo instrumento musical - e desafiar seu cérebro com quebra-cabeças e jogos, você pode manter seu cérebro ativo e melhorar o seu funcionamento fisiológico. Uma grande parte do seu cérebro é ativado quando se aprende uma nova habilidade. Aprender novas informações também é útil, mas desde habilidades exigem tanto o consumo e a produção de informação.

Tirar fotos melhores. Muitas vezes nos esquecemos de coisas não porque nossa memória é ruim, mas porque nossas habilidades observacionais precisam de trabalho. Uma situação comum em que isso ocorre é conhecer novas pessoas. Muitas vezes, nós realmente não aprendemos os nomes das pessoas em primeiro lugar, porque não estamos realmente concentrando-se em recordá-los. Você vai descobrir que se você fizer um esforço consciente para lembrar essas coisas, você vai fazer muito melhor. Uma maneira de treinar para ser mais observador é olhar para uma fotografia desconhecida por alguns segundos e, em seguida, virar a fotografia e descrever ou anotar o máximo de detalhes possível sobre a fotografia. Tente fechar os olhos e imaginar a foto em sua mente. Use uma nova fotografia cada vez que você tentar este exercício, e com a prática regular, você vai achar que você é capaz de lembrar mais detalhes com olhadas ainda mais curtas nas fotos.

O processo de escrever a informação à mão estimula seu cérebro e faz com que seja mais fácil de lembrar as informações mais tarde. Diga a si mesmo ou dizer a outra pessoa as informações. Ouvindo-se recitar a informação envolverá o seu sentido da audição. Se você precisa explicar a informação para a outra pessoa para que ele ou ela possa compreendê-lo, assim, sua memória e compreensão será reforçada ainda mais.



Tentando Truques de memória

Diga coisas que você quer se lembrar em voz alta. Por exemplo, se você está encontrando uma nova pessoa e não quer esquecer o seu nome, basta repetir o nome naturalmente depois: "Oi., Sarah, é bom conhecê-la".

Respiração mais profunda e mais lenta realmente muda a forma como o cérebro funciona, induzindo impulsos elétricos do cérebro, então quando for memorizar mantenha a respiração mais lenta.

Antes de memorizar as informações, aperte a bola de stress em sua mão dominante. Por exemplo, para um destro, será a mão direita.

Melhorar seu estilo de vida

Exercício diário. Exercício aeróbio regular melhora a circulação e eficiência em todo o corpo - incluindo o cérebro - e pode ajudar a evitar a perda de memória que vem com o envelhecimento. O exercício também faz você mais alerta e relaxado, e pode, assim, melhorar a sua captação de memória, permitindo-lhe tirar melhores "imagens" mentais.

Mesmo caminhar por apenas 30 minutos por dia é uma forma fantástica de exercício. As células nervosas liberam fatores neurotróficos durante o exercício, e estas proteínas desencadeiam outros produtos químicos que promovem a saúde do cérebro.

O exercício também melhora o fluxo sanguíneo para o cérebro, o que aumenta a quantidade de oxigênio que o cérebro recebe. Alguns estudos sugerem que o exercício regular, seja moderada ou não, pode aumentar o centro de memória do cérebro por um ou dois por cento a cada ano. Sem exercício, o centro de memória permanecerá estável ou pode diminuir em capacidade.

Reduzir o estresse. O estresse crônico faz na verdade danificar fisicamente o cérebro. Após o estresse prolongado, o cérebro vai começar a se tornar afetado e se deteriorar. Estresse nunca pode ser completamente eliminado da vida de alguém, mas definitivamente pode ser controlado. Mesmo tensões temporárias podem tornar mais difícil de se concentrar efetivamente em conceitos e observar as coisas. O estresse crônico também pode causar danos a longo prazo para o hipocampo, que é onde as memórias são armazenadas.

Tente relaxar, praticar Ioga regularmente ou outros exercícios de alongamento, e consulte um médico se você tem estresse crônico grave o mais rapidamente possível. Reduza o consumo de cafeína. A cafeína pode fazer você se sentir mais ansioso e estressado. Dê a si mesmo uma massagem ou obter um de um amigo. Isso vai ajudar seu corpo a se soltar.

Reduzir o estresse passando mais tempo com seus amigos. Sendo uma criatura mais social e conversando com as pessoas mais também irá melhorar sua memória.

Ansiedade e depressão também pode tornar mais difícil se concentrar e lembrar de informações. Se você está lutando com transtornos de ansiedade ou depressão clínica, você deve trabalhar com o seu médico para descobrir uma maneira de tratar essas condições.


Nenhum comentário: