O leite materno contém todos os nutrientes que o bebê necessita até o 6º mês de vida, inclusive água. O bebê que mama no peito cresce, tem ...

Alimentação complementar a partir dos 6 meses

Nenhum comentário:
 
O leite materno contém todos os nutrientes que o bebê necessita até o 6º mês de vida, inclusive água. O bebê que mama no peito cresce, tem mais saúde e adoece menos. E quando adoece se recupera mais rapidamente. A partir dos seis meses, o bebê necessita receber outros alimentos. O leite materno, não deve ser substituído e sim complementado, a criança deve continuar a mamar no peito até os 2 anos ou mais. O leite materno continua alimentando a criança e protegendo-a contra doenças.


A introdução dos alimentos complementares deve ser lenta e gradual. A criança tende a rejeitar as primeiras ofertas de alimentos, pois tudo é novo: a colher, a consistência e o sabor. A partir da introdução dos alimentos complementares é importante oferecer água à criança, a mais limpa possível(tratada, filtrada e fervida), no intervalo das refeições. Se a criança rejeitar a alimentação a mãe pode oferecer o peito.



A alimentação oferecida à criança deve ser espessa desde o início e oferecida com colher, no prato ou utilizando copo. A consistência inicial deve ser pastosa (papas/purês) e aumentada gradativamente até que chegue à alimentação da família.

Nesta fase, os alimentos devem ser amassados com o garfo. A utilização do liquidificador e da peneira é contraindicada, porque a criança está aprendendo a distinguir consistências, sabores e cores dos novos alimentos e a mastigá-los, além do risco de contaminação do alimento pela dificuldade de limpeza e adequada higienização desses utensílios.

Esquema da alimentação complementar

Horário
6 meses
7 meses
8 a 12 meses
Início da manhã
Leite materno
Leite materno
Leite materno
Lanche da manhã
Papa de fruta
Papa de fruta
Fruta cortada
Almoço
Papa salgada
Papa salgada
Refeição pastosa
Lanche da tarde
Papa de fruta
Papa de fruta
Fruta cortada
Jantar
Leite materno
Papa salgada
Refeição pastosa
Durante a noite
Leite materno
Leite materno
Leite materno

 

O bebê pode consumir qualquer tipo de fruta. As ideais para começar são banana, mamão, laranja, tangerina, manga, maçã e pera, pois são mais fáceis de amassar ou raspar.

A sopa deve conter 1 alimento de cada um desses grupos:
  • Cereais ou tubérculos (como arroz, milho, batata, macaxeira, batata-doce, macarrão);
  • Legumes e verduras (como cenoura, beterraba, abóbora, quiabo, maxixe, vinagreira);
  • Carnes ou ovo (como peixe, frango, boi, miúdo, vísceras);
  • leguminosas (como feijão, sopa).
A alimentação complementar deve ser oferecida de acordo com o horários de refeição da família, em intervalos regulares e de forma a respeitar o apetite da criança. É necessário saber distinguir o desconforto da criança por fome de outras situações como sede, sono, frio, calor, fraldas molhadas ou sujas, e não oferecer comida ou insistir para que a criança coma, quando ela não está com fome.

Diferentes alimentos devem ser oferecidos ao longo do dia. Uma alimentação variada é uma alimentação colorida. Um só alimento não é capaz de oferecer à criança a quantidade de vitaminas, cálcio, ferro e outros nutriente de que ela necessita.

O consumo diário de frutas, verduras e legumes deve ser estimulado nas refeições. A criança que desde cedo come frutas, verduras e legumes variados, recebe maiores quantidades de vitamina, ferro e fibras, além de adquirir hábitos alimentares saudáveis.

Açúcar, café, enlatados, frituras, refrigerantes, balas, salgadinho e outras guloseimas devem ser evitados, nos primeiros anos de vida. Usar sal com moderação e evitar a adição de açúcar. Alguns alimentos não devem ser dados para a criança porque não são saudáveis, além de tirar o apetite compete com os alimentos nutritivos.

O leite integral somente deve ser oferecido à criança após 1 ano de vida, pois seu consumo precoce pode causar intolerância e/ou alergias.

O mel é contraindicado no primeiro ano de vida pelo risco de contaminação com Clostridium botulinum, que causa botulismo.

Os cuidados de higiene na preparação e na oferta dos alimentos e seu adequado armazenamento e conservação evitam a contaminação e doenças como a diarreia. O uso de mamadeira é um risco de contaminação do alimento pela dificuldade para limpeza e adequada higienização. O ideal é utilizar copos ou xícaras. As mãos devem ser bem lavadas com água e sabão, toda vez que for preparar ou oferecer o alimento à criança.

É importante que as frutas, legumes e verduras sejam lavados em água corrente e colocados de molho por 10 minutos, em água clorada (1 colher de sopa de água sanitária sem cheiro para cada litro de água). Depois enxaguar em água corrente, antes de serem descascados, mesmo aqueles que não sejam consumidos com casca.

Informações do Hospital Universitário do Maranhão - Nutricionista Simone Nunes Leal

Nenhum comentário: