Congelar os alimentos do jeito certo permite preservar mais os nutrientes, mas o processo exige cuidados. Os alimentos que podem ser conserv...

Como congelar alimentos

Nenhum comentário:
 
Congelar os alimentos do jeito certo permite preservar mais os nutrientes, mas o processo exige cuidados. Os alimentos que podem ser conservados no freezer vão do simples pacote de feijão pré cozido até pratos preparados que apenas precisam ser aquecidos. O congelamento tende a facilitar o dia a dia Para facilitar seu dia a dia iremos mostrar como preparar os alimentos.




COMO PREPARAR OS ALIMENTOS PARA CONGELAR?
Se não forem convenientemente acondicionados, os alimentos perdem frande parte do sabor e da textura. Existem embalagens especiais para congelados, mas, se não conseguir encontrá-las, utilize qualquer material de embalagem resistente à gordura, à umidade e ao vapor, como por exemplo pote de manteiga, sacos plásticos fortes.
Acondicione os alimentos que você vai congelar em quantidades pequenas para que congelem e descongelem rapidamente. No caso de líquido deixe um pequeno espaço para contar com a expansão que o líquido sofre ao congelar. Lembre-se de deixar esfriar os alimentos antes de colocar no freezer. E não volte a congelar um alimento que foi descongelado.

QUAIS ALIMENTOS NÃO PODEM SER CONGELADOS?
Os ovos com casca arrebentam quando são congelados. O creme de leite, o iogurte e a maionese talham ao descongelarem, o mesmo acontece com os pratos que contém gelatina.
Os pratos que incluem gemas ou creme de leite devem ser congelados antes de juntar as gemas ou o creme.
Outros alimentos que não devem ser congelados são os legumes que contém bastante água, por exemplo, alface, tomate, pepino, etc, os queijos cremosos e as bananas também não podem ir ao congelador.

COMO CONGELAR PÃO E BOLO?
Todos os tipos de pães podem ser perfeitamente congelados. O pão conserva-se de um mês a seis meses no congelador, dependendo do tipo de pão.
Os bolos devem ser congelados sem cobertura. Podendo ser conservado de seis meses a um ano, dependendo do tipo de bolo.



COMO CONGELAR MASSAS E PRATOS PREPARADOS?
A massa crua conserva-se até um máximo de cinco meses. As tortas salgadas e empadões assados também se conservam bem no congelador.
Outros pratos preparados que se conservam bem no congelador até um máximo de dois meses são os ensopados, pizzas e molhos para massas italianas.

COMO CONGELAR PEIXE, CARNE E AVES?
O peixe só deve ser congelado se for muito fresco. Limpe os peixes cilíndricos, retire as cabeças e os rabos antes de congelá-los, mas se forem pequenos congele-os inteiros. Pode ser congelado por até seis meses.
Congele apenas carne de boa qualidade. Retire toda a gordura e os ossos que puder e envolva em várias camadas de material de embalagem para evitar que fique queimada pelo frio. Embale separadamente os tipos de carne. A carne de porco conserva-se no máximo por nove meses no congelador e a carne de vaca por até um ano.
As aves antes de serem congeladas retire os miúdos e congele à parte. Lave e enxugue bem. Podem ser congeladas por até nove meses e os miúdos por seis meses.



COMO CONGELAR LEGUMES E FRUTAS?
Os legumes devem ser cozidos antes de serem congelados para destruir as enzimas que provocam a perda da cor e do sabor, para isso mergulhe-os durante 2 a 5 minutos em água fervendo conforme a espessura do legume em questão. Esfrie em água corrente fria. Podem ser conservados por até um ano.
A fruta congelada conserva o sabor mas tem a tendência de amolecer, por isso congele a fruta madura e de polpa firme. Existe 3 processos para congelar fruta:
1) Congelamento a seco: deve ser congelada em um tabuleiro forrado com papel e em seguida acondicionadas em sacos. É indicado para frutas como morangos, amoras, etc.
2)  Congelamento em açúcar: é indicado para frutas como framboesas e cereja. Envolva bem as frutas em açúcar e coloque em uma caixa ou saco.
3) Congelamento em calda: indicados para frutas de polpa firme, como por exemplo o pêssego. Dissolva 500 g de açúcar em 600 ml de água e leve a calda ao refrigerador. Descasque as frutas, corte-as ao meio e retire os caroços, depois coloque a calda.

Nenhum comentário: