Existem duas formas dos bebês virem ao mundo: as gestantes podem ter parto normal ou cesariana, mas o objetivo final é a segurança do nascimento e a saúde do bebê.
Em alguns casos, a cesariana é preferida por razões médicas, por exemplo quando a gestante está esperando gêmeos ou demais múltiplos, ou por condições médicas da mãe, como diabetes ou pressão alta, um infecção que complique a gestação, como HIV ou herpes, ou se a gestante possuir problemas com a placenta durante sua gestação.
Uma cesariana também pode ser preferida em certas situações, quando o bebê é muito grande em uma mãe com pélvis pequena, ou se o bebê não está de cabeça para baixo e os esforços para vira-lo não obtiveram sucesso. Algumas cesarianas são consideradas eletivas, sendo escolhidas pela mãe por razões não médicas. A gestante pode escolher a cesariana com o objetivo de planejar quando ela terá o bebê ou por ela já ter tido algum tipo de complicação anterior com parto normal.
PRÓS DO PARTO NORMAL PARA A MÃE
Passar por um parto normal é um longo processo que pode ser fisicamente difícil para mãe, mas um dos benefícios é que o tempo de internação e recuperação são muito menores em comparação a cesariana.
Mulheres que se submetem ao parto normal evitam uma grande cirurgia e seus riscos associados, tais como hemorragia grave, cicatrizes , infecções, reações à anestesia e dores por um longo período. A gestante também irá se recuperar mais rápido do procedimento pois não sofrerá efeitos de anestesia e poderá segurar seu bebê nos braços e amamenta-lo pouco tempo depois do parto.CONTRAS DO PARTO NORMAL PARA A MÃE
Durante um parto vaginal , existe o risco da pele e os tecidos em torno da vagina esticarem e rasgar enquanto move-se o feto através do canal vaginal . Se o alongamento e ou rasgamento é grave, a mulher pode precisar de pontos ou pode causar fraqueza ou lesão aos músculos pélvicos que controlam sua função de urina e intestino.
Uma vantagem para o bebê de um parto normal é que a mãe terá um contato mais cedo com seu bebê do que uma mulher que foi submetida a cirurgia, e ela pode iniciar a amamentação mais cedo.
Durante um parto normal, músculos envolvidos no processo são mais propensos a espremer para fora o fluido encontrados nos pulmões de um recém-nascido, o que é uma vantagem porque torna os bebés menos propensos a sofrer de problemas respiratórios no momento do nascimento. Os bebês nascidos de parto normal também recebem uma dose inicial de bactérias boas quando eles viajam através do canal de nascimento da mãe, o que pode impulsionar o seu sistema imunológico e proteger o trato intestinal.
Se uma mulher teve um longo trabalho de parto ou se o bebê é grande demais para o parto normal, o bebê pode ficar ferido durante o processo de nascimento em si, como ter um couro cabeludo ferido ou uma clavícula fraturada.
PRÓS DE CESARIANA PARA A MÃE
Não há vantagens em ter cesariana se a gestante pode optar por parto normal. No entanto, se ela sabe que vai precisar de uma cesariana, o parto pode ser agendado com antecedência, tornando-o mais conveniente e previsível do que um parto normal.
CONTRAS DE CESARIANA PARA A MÃE
Uma mulher que teve uma cesariana normalmente permanece mais tempo no hospital em comparação com uma mulher que tem um parto normal. Ter uma cesariana também aumenta o risco da mulher para queixas físicas pós-parto, como dor no local da incisão e dores mais duradouras.
Como é uma cirurgia, a cesariana envolve um aumento do risco de perda de sangue e um maior risco de infecção. O intestino ou bexiga pode ser ferido durante a operação ou um coágulo de sangue podem formar.
Mulheres que tem cesariana são menos propensas a iniciar a amamentação do que as mulheres que tiveram um parto normal. O período de recuperação pós-parto também é maior porque a mulher pode ter mais dor e desconforto em seu abdômen, devido a pele e os nervos em torno de sua cicatriz cirúrgica precisar de tempo para se curar, muitas vezes, pelo menos, dois meses.
As mulheres são três vezes mais propensas a morrer durante o parto cesariano do que um parto normal, devido, principalmente, à formação de coágulos sanguíneos, infecções e complicações da anestesia, de acordo com um estudo francês.
Quando a mulher tem sua primeira cesariana, ela é mais propensa a ter cesarianas em seus futuros partos. Ela também pode estar em maior risco de futuras complicações na gravidez, como ruptura uterina e anormalidades da placenta. O risco de problemas de placenta continua a aumentar com cada cesariana que a mulher tem.
PRÓS E CONTRAS DA CESARIANA PARA O BEBÊ
Os bebês que nascem por cesariana podem ser mais propensas a ter problemas respiratórios ao nascer e até mesmo durante a infância, como a asma.
Durante uma cesariana, há um pequeno risco de que o bebê seja cortado durante a cirurgia. Alguns estudos também têm sugerido uma ligação entre os bebês de cesariana com um maior risco de se tornarem obesos quando crianças e até mesmo adultos por razões que permanecem obscuras. Uma possibilidade é que as mulheres que são obesas ou têm diabetes relacionada com a gravidez são mais propensas a ter cesariana.
fonte: http://www.livescience.com/45681-vaginal-birth-vs-c-section.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário